Receita de Pavê de Morango com Creme de Nutella e Chantilly

Você verá que é muito fácil preparar esse maravilhoso creme de chantilly com Nutella e, os ingredientes que uso como acompanhamento são apenas sugestões.

Ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite
  • ½ colher de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 pitada de fermento em pó
  • 300g de Nutella
  • Biscoito maisena
  • 50g de avelã picadinha
  • Morangos

Chantilly

Em um bowl, a essência de baunilha, 2 colheres de sopa de manteiga e o açúcar, batendo com uma batedeira até ficarem cremosos. É importante baterem esses três ingredientes antes para que o chantilly não fique com um gosto forte de manteiga. Depois, acrescente o creme de leite sem soro e o fermento e continue batendo por mais 5 minutos. Acho que cinco minutos é um bom tempo, mas a depender da velocidade de sua batedeira, pode ser até mais rápido, pois você deverá batê-los até ficarem com uma consistência firme de chantilly. Essa é a receita clássica do chantilly.

Daí, quando ele tiver bem durinho, acrescente a Nutella aos poucos, batendo mais ainda para que ela se misture completamente ao chantilly e esse volte a ficar durinho. Para testar o ponto do seu creme, basta pegar um pouco em uma colher e virá-lo de cabeça para baixo. Se não cair, está no ponto!

Recheio

Para fazer o recheio é bem simples. Como o chantilly é uma receita leve, gosto de misturá-lo a coisas leves também, como uma bela farofinha doce. Para isso, vamos colocar em uma frigideira uma colher de sopa de manteiga até que ela derreta ao fogo e então, acrescentar os biscoitos e a avelã triturados (eu uso o liquidificador para triturar, ou até mesmo um processador de alimentos). O segredo para não ficar com gosto de manteiga é assim que acrescentá-los, começar a mexer rapidamente por uns três minutos, até que eles fiquem na consistência perfeita de uma farofa. Então reserve.

Montagem

Em uma taça, eu gosto de colocar uma camada do chantilly de Nutella, uma camada de morangos, uma camada de farofa e repetir todo o processo até ela encher completamente. É claro que a camada mais grossa é a de Chantilly e, para finalizar, coloco sempre a farofinha (ou crumble) por cima.

Se você não quiser montar em taças individuais, pode também colocar em um recipiente grande, de preferência aqueles de vidro, onde dá para ver as camadas. Fica lindo. O chantilly de Nutella tem uma consistência muito forte e segura as frutas e o crumble tranquilamente.

Esse chantilly é simplesmente lindo e você pode fazer com outras frutas, castanhas, amendoins ou pedacinhos de chocolate, se quiser. É rápido e fácil de fazer, além de ser super charmoso, ideal para servir para os amigos ou naquele almoço de família para impressionar todo mundo.

Curiosidades

O Creme de chantilly é uma sobremesa que surgiu na França lá pelo século XVIII quando um cozinheiro percebeu que o leite de sua região era mais gorduroso e, por isso, adquiria outra consistência quando era batido. Dessa forma, esse começou a experimentar produzir esse creme vaporoso com algumas combinações, dentre elas, adicionando açúcar e, assim a transformou nessa sobremesa maravilhosa que é a queridinha de todas as confeitarias.

Eu, particularmente, adoro chantilly, pois, além de dar um sabor especial aos alimentos, deixando-os levemente mais doces sem ser enjoados, é muito lindo quando combinado com outras coisas, como cafés, chocolates e dá aquele contraste maravilhoso que deixa qualquer coisa muito charmosa. Gosto de usar o chantilly também em cima do brownie, fazendo tipo uma florzinha sobre o biscoito, que além de o deixar lindo, pode dar um sabor bem especial.

O Chantilly clássico é feito com creme de leite (mais gorduroso), açúcar ou essência de baunilha e algumas pessoas até adicionam uma gordura a mais com manteiga, para manter a consistência durinha. Só que o que muita gente nunca experimentou fazer é o chantilly de outros sabores, como de canela (maravilhoso em chocolates) e, é claro, o supremo chantilly de Nutella, que traz todo aquele sabor delicioso que já conhecemos da Nutella de um jeito muito leve.

Mas aí, as pessoas me perguntam: com o que você come chantilly de Nutella? Com NADA! Nesse sabor maravilhoso, o Chantilly, para mim, deixa de ser essa sobremesa coadjuvante, que é colocada para enfeitar sobremesas e passa a ser ele mesmo a sobremesa principal, com todo o sabor possível!

Quando eu digo, com nada, na verdade estou querendo colocá-lo como sobremesa principal, pois costumo misturar com algumas frutas e castanhas, assim como a gente faz com cremes e iogurtes e, por isso, uma sobremesa de Nutella pode ser, ao mesmo tempo, leve, refrescante e muito, mas muito saborosa!

Por isso, conheça abaixo o upgrade dessa receita clássica que eu adoro e ainda por cima, no melhor sabor de todos os tempos!

(0 votos)