Arroz doce de Nutella

Que a Nutella é um negócio delicioso e versátil, a gente já sabe! Seu sabor suave e consistência firmes combinam com praticamente tudo e é capaz de fazer doces maravilhosos ou releituras de clássicos que às vezes ficam até melhores que os originais – tudo isso com muita facilidade e rapidez.

Pois, se você já conheceu tudo sobre Nutella, duvido muito que tenha pensado em inserir esse creme maravilhoso para fazer Arroz Doce de Nutella! Fiquei impressionada quando vi essa receitinha pela primeira vez e já quis logo preparar para testar e, acredite só: combina total, é maravilhoso!

Para quem não sabe, o Arroz Doce é uma receita derivada dos asiáticos, bastante tradicional, por exemplo, em casamentos hindus ou na Tailândia. No Brasil, o Arroz Doce veio através dos portugueses e, por muito tempo, foi considerado uma das sobremesas mais requintadas, típicas das famílias ricas. Atualmente, o arroz doce pode ser encontrado em diversas variedades, como coco, leite condensado e, é claro, com Nutella!

É uma receita muito fácil de fazer e se adaptar, pois utiliza de ingredientes bem básicos, do nosso cotidiano (basicamente, arroz, leite e açúcar) e não precisa de muita técnica. Fico impressionada quando vejo que muitas pessoas sequer experimentaram essa variação de arroz alguma vez na vida, é muito macio, cremoso e saboroso.

Com Nutella, acredito que o arroz doce foi elevado para um nível ainda mais especial, pois, além de ter ficado muito cremoso e saboroso, percebi que os ingredientes se combinaram perfeitamente e, mais do que isso, adquiriram uma consistência super firme. Por isso, sugiro que usemos o arroz doce em buffet de festas, como uma sobremesa clássica ou mesmo como sobremesa em almoços de família, etc, pois pode ser consumido tanto quente quanto gelado; fica ótimo das duas formas.

 

Receita Arroz Doce com Nutella

O Arroz doce com Nutella leva também outro ingrediente inusitado: a laranja. Uma curiosidade é que na Tailândia, eles costumam servir com pedaços de manga. Nesse caso, a combinação da laranja levanta o sabor do Nutella e o acentua sem deixar a nossa sobremesa enjoada, uma vez que o prato já leva açúcar.

Ingredientes:

  • 300 ml de suco de laranja;
  • 500 ml de água;
  • 100 g de açúcar refinado;
  • 1 xícara (chá) de arroz;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 350 g de Nutella.

 

Como preparar:

Em uma panela com capacidade média, junte o suco de laranja, o açúcar e a água, misturando até que comece a levantar fervura. Só então, você deverá colocar o arroz, misturando levemente e não mais, pois não é bom mexer demais o arroz para não ficar grudento. Tem gente que lava o arroz antes de colocar, já outras pessoas já o colocam direto na panela. Para mim, tanto faz, então, você pode fazer do jeito que quiser, pois, como é cremoso, acho que não irá alterar a consistência.

Deixe o arroz cozinhar em fogo médio para não grudar ao fundo, até que fique macio, praticamente pronto. Se for necessário, coloque mais um pouco de água e deixe cozinhar até que ela seque.

Em outra vasilha, aconselho misturar o creme de leite e o Nutella até que eles adquiram uma consistência única. Algumas pessoas gostam de fazer esse creme ao fogo, pois facilita a mistura, mas se quiser, também poderá mexê-los frios.

Depois que o arroz já estiver inchado e com uma consistência boa, acrescente o creme de Nutella, misture para que ele fique todo embebido pelo creme e deixe ferver até que fique cremoso, aproximadamente 3 minutos.

 

Dicas da cozinheira:

Se você quiser o arroz doce de Nutella mais durinho, de corte, poderá deixar ferver até que ele fique bem cremoso, porém, se você preferir o arroz mais mole e solto, deixe-o um pouco mais líquido na panela, pois, ao esfriar, ele endurecerá. A não ser que você queira comer apenas quente.

Eu gosto muito de servir a amigos, esse arroz doce. Então, eu coloco em taças ou outros recipientes pequenos, tampo a superfície com plástico filme e deixo na geladeira, para servir gelado. É maravilhoso. Outra dica é comê-lo quente nas noites frias; além de aquecer, sua consistência cremosa é perfeita para uma noite chuvosa ou para comer enrolado em uma coberta assistindo o seu filme preferido!

Algumas pessoas gostam de colocar um pouco de canela em pó em cima do arroz doce, antes de comer. Com o arroz de Nutella, é possível também colocar um pouquinho de canela em pó por cima, mas é bem pouco para dar apenas um perfume e gosto leve, não coloque muito pois a canela é muito forte e pode “roubar” o gosto da Nutella, fazendo uma confusão só. Você pode também fazer como o arroz doce clássico e cozinhar alguns cravos dentro da panela, junto com o arroz. Eles dão um perfume bem gostoso e ajudam a acentuar o sabor da Nutella.

(0 votos)